quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Estilos Góticos

Tradicional Goth / Darkwaver


O estilo mais comum e difundido. Veio da década de 80, com fortes traços do visual punk (afinal o estilo gótico é uma variação originada do punk).
Costumam gostar de bandas mais tradicionais da cena, como Bauhaus, Sirters of Mercy, Clan of Xymox antigo.
Visualmente remetem ao visual post-punk, com o uso de muito preto, maquiagem e penteado espetados, influenciados por toda a leva de bandas dos anos 80. Costumam também mesclar roupas sado-masoquistas, roupas antigas (como sobretudos, capas e vestidos longos), coturnos, roupas de couro (como jaquetas) e jóias prateadas.


Death Rock 

É um termo utilizado para distinguir o estilo musical que se confunde muitas vezes com a corrente mais lata do rock gótico, muitas vezes apresentando grandes influências do punk rock.

Teve origem na costa ocidental dos Estados Unidos no final da década de 1970,mais precisamente em Los Angeles. O estilo tem sido alvo de um certo revivalismo em reação à influência cada vez maior de estilos como o techno na música gótica. Há também as influências de bandas como o The Misfits.
Bandas nessa linha costumam apresentar imagens relacionada com temas mórbidos, próprios de vários grupos musicais de Los Angeles.

Rivethead


Esse grupo é composto por fãs de música industrial.

Os rivet, em geral, tendem a rejeitar a cena gótica, não gostando muito da sua associação com a mesma. Um número considerável deles sequer gosta de darkwaver ou alguma coisa relacionada ao gótico propriamente dito.

Ouvem bandas como Wumpscunt e Skinny Puppy, que vêm da cena EBM ou grupos de metal industrial/rock industrial, como Nine Inch NailsRammstein. Há dentre eles o pessoal que curte o industrial mais cru e verdadeiro, com Terminal Choice e Throbbing Gristle.

Seu estilo visual se pauta em roupas com aspecto mais futurista, como sobretudos no estilo do filme Matrix e adereços militares/metalizados. Seus penteados tendem a refletir um estilo mais direto, reto, sem muitos detalhes. Dentro do seu visual adota vestimentas como uniformes, luvas, máscaras industriais etc.

Cybergoth

É uma subcultura com elementos derivados do cyberpunk, gótico, raver e rivethead.
Ao contrário dos góticos que são centrados na música rock, os cybergoths são centrados na música eletrônica mas também são associados a música gótica que é rock. Pode ser considerado um dos estilos mais excêntricos.
O estilo mistura roupas pretas com cores brilhantes. Néon verde, vermelho, azul, cromo ou rosa. Materiais como borracha e PVC podem ser misturadas e combinadas em um esforço para criar uma aparência mais artificial.
Maquiagem com padrões cibernéticos, placas de circuitos LED, e óculos tipo aviador, normalmente usado na testa ou ao redor do pescoço. Cabelos coloridos, às vezes com Dread Falls sintéticos, "CyberLox" (feito com um material conhecido como "Tubular Crin" e fiações elétricas) e "FoamFalls" (feitos com material EVA). Calças pretas apertadas ou estilo militar, Phat Pants com fivelas, coletes, camisas rasgadas, Corsets em látex, máscaras de gás, polainas felpudas e botas plataforma.
Geralmente as música são eletrônicas, com batidas ácidas, sintetizadores e letras agressivas. Gêneros como EBM, Synthpop, Futurepop, Industrial, Dark electro e Darkwave.
Bandas como Aesthetic Perfection, Noisuf-X, Prind of Mind e entre outros.
Kinder Goth ou Baby Goth


São pessoas, em geral adolescentes, que estão descobrindo a cena,muitos começam a descobrir o goticismo, e aderem a ele, mas nem sempre continuam nesta cena! Muitas vezes discriminados pela pressão dos pais e dos colegas, acabam sendo chamados de paga-paus e coisas do tipo,pois descobrem muitas vezes a sua personalidade ''de uma hora pra outra'' assim podendo 'assustar' seu amigos, que muitas vezes acham que isso é loucura. Muitos góticos passam por esse estágio antes de entrarem de cabeça na cena. 
Em geral começam conhecendo uma banda ou outra. Em alguns casos começam também a curtir alguma coisa da cena electro, o que tende a gerar tipos ainda mais mistos futuramente, principalmente hoje é difícil achar góticos que seguem na integra este estilo, muitos que se dizem góticos tem uma personalidade 'misturada' recebendo influencia do mundo la fora,a tendência é que o numero de góticos diminua ainda mas no futuro!Ouvem bandas com HIM e Marilyn Manson, que são bandas com uma orientação mais metal. Assim também acontece com Lacrimosa, que seria o mais próximo da cena que eles chegam nesse estágio.
As suas roupas tendem a mostrar um estilo mais voltado ao metal, que é menos extravagante e chamativo. Muitos góticos costumam se referir a essas pessoas como “wannabes”, pela sua postura e por acharem a si mesmos de góticos, mas no fundo não tem certeza do que quer realmente.


Victorian Goth

Esse tipo surgiu quando os góticos passaram a procurar referência no visual vitoriano. Inspirados em filmes e em livros de romances góticos, vestem roupas como vestidos longos e rendados, luvas, corsets, ternos, casacas, chapéus, bengalas e outros acessórios tipicamente vitorianos.

Não há um tipo de som predominante nesse tipo. Há uma preferência muito grande pelas bandas de gothic rock e darkwaver no geral.







Ubergoth


Os Uber são aqueles que produzem um visual nos mínimos detalhes. Vestem-se dos pés à cabeça, com muitos acessórios, roupas, maquiagem, tudo para mostrar que visual e estilo andam sempre de mãos dadas.

Em geral tendem a possuir o visual mais requintado e mais bem elaborado dentro da cena.






Medieval Goth

Estilo que possui um senso de história muito grande.
Roupas simples e pouca maquiagem fazem do estilo medieval uma faceta um tanto quanto “fora’ dos outros estilos. Procuram sempre por histórias do período medieval e renascentista. Em termos gerais têm por medieval algumas revisitações do estilo renascentista.
Normalmente os vestidos são estilo túnica até aos pés de manga comprida e justa ou manga muito larga.
Usam como complementos mantos e capas.











sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Vampirismo

A Origem do Vampirismo


Vampirismo é uma palavra abrangente que refere a uma antiga tradição de vampiros fundada no Antigo Egito. Está relacionado também ao ato e forma de retirar a energia ou sangue de outra pessoa, de forma involuntária pelo meio de ataque vampírico, ou de forma voluntária pelo intermédio de doadores. Por alguns é considerado uma doença, mas para outros é a forma comum para adquirir o seu sustento.
O vampirismo é também uma vertente obscura e misteriosa dos estudos ocultistas, baseado em espiritualidade predatória. Os conceitos de vampirismo sob esta análise distinguem-se do vampirismo observado na ficção bem como os conceitos espalhados pela sua mitologia. É uma antiga tradição de mistérios, em que os seus defensores referem que data desde os tempos do Antigo Egito.


Caim,O Primeiro Vampiro

AnkhCaim, ao matar o irmão Abel, foi amaldiçoado por deus e condenado a caminhar eternamente por sobre a Terra, Caim não poderia ser destruído por ninguém, para isso carregaria um símbolo, o símbolo da imortalidade, revivido mais tarde pelo faraó egípcio Ankh que usava esse símbolo num cordão. 
Esse símbolo, depois de Ankh, passou a ser constantemente empregado na literatura egípcia. Pois então, Caim foi o primeiro Vampiro da humanidade, mas ele não precisava beber sangue, isso veio depois.

Caim, em sua solidão, construiu uma cidade, baptizada de "A Primeira Grande Cidade" e gerou três filhos, dando parte do seu sangue para eles. Estes vampiros de Segunda geração (Caim foi a primeira) tiveram que beber sangue mortal de tempos em tempos para manter vivo o poder do sangue de Caim.

Esses três vampiros geraram mais sete vampiros, os de terceira geração, que precisaram beber sangue mortal com mais constância que os de segunda.
Caim ordenou a todos que se parassem as procriações, pois realmente acreditava que isso era uma maldição.

E assim foi, durante um grande tempo, até que um dia veio o Dilúvio que acabou com grande parte da "Primeira Grande Cidade" e, supõe-se, acabou também com os vampiros de segunda geração, já que não se tem nenhum registo histórico deles, a partir desse dia.

Caim, acreditando que esse era um castigo de deus, abandonou completamente a sociedade mortal, deixando os vampiros de terceira entregues à própria sorte.
Estes, então, começaram a gerar outros vampiros, que consequentemente geraram outros, mas com mais dificuldade, uma vez que o sangue de Caim se ia afinando conforme as gerações iam passando, até que chegou a um ponto que o sangue vampírico não substituía mais o sangue mortal, e foi preciso retirar todo o sangue da pessoa que fosse pretendente a maldição, antes de dar-lhe o sangue Bestial.

Descrição Comum

É difícil fazer uma descrição única e final do vampiro da tradição popular, embora exista uma série de elementos comuns a muitas das lendas europeias. Os vampiros são muitas vezes descritos como de aparência inchada, e com uma coloração rósea, púrpura ou escura; estas características são frequentemente atribuídas a uma recente ingestão de sangue. De facto, o sangue é muitas vezes visto perpassando da boca e nariz quando um vampiro era visto no seu caixão ou mortalha, e o olho esquerdo fora deixado aberto.O vampiro estaria envolto na mortalha de linho em que havia sido enterrado, e os seus dentes, cabelo e unhas poderiam apresentar algum crescimento, embora em geral os dentes pontiagudos não fossem uma característica.

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

O que é gótico?

subcultura gótica (chamada de Dark no início dos anos oitenta apenas no Brasil) é uma cultura que teve início no Reino Unido durante o final da década de 1970 e início da década de 1980, derivado também do gênero pós-punk. A subcultura gótica abrange um estilo de vida, estando ela associada diretamente a musica Darkwave/Gothic RockPós PunkEthereal Wave, a estética (visual, moda e vestuário) com maquiagem e penteados alternativos (cabelos desfiados, desarrumados e desgrenhados) e uma certa bagagem filosófica e literária. A música se volta para temas que glamorizam a decadência, o niilismo, o hedonismo e o lado sombrio. A estética sombria se traduz na combinação de vestuário, desde death rockpunkrenascentista e moda vitoriana essencialmente baseados no Preto, em algumas vezes com adições lilas, roxo, carmesim.

Goticismo não é se vestir de preto,usar crucifixo e escutar Nightwish. Goticismo não é dizer que gosta de cemitérios!

Tem muitas pessoas que diz ser gótico e não é! Vou dizer o que é um gótico.

Góticos gostam de literatura , filosofia e de discutir sobre esses assuntos, se você não curte isso então você não é gótico. Góticos vêem beleza onde pessoas comuns não vêem como em cemitérios, na morte, em coisas mórbidas e muitos destacam isso em suas roupas,mas goticismo não é roupa, goticismo é um estilo de vida, goticismo é gostar de arte e enxergar onde há arte como em teatros,poesias,músicas e filmes. É sentir emoção através das palavras. E isso nasce com você. Tem muitas pessoas que não se vestem de preto e é gótico, porque enxerga através das letras, das imagens e dos conceitos. Tem muitas pessoas que são góticas e não sabem.



Religião

subcultura Gótico/Darkwave é uma subcultura laica, ou seja, é neutra à qualquer religião. É comum pessoas de fora da subcultura pensarem que os góticos estão diretamente ligados à esoterismoanticristianismo e paganismo, sendo tal afirmação uma idéia equivocada. Isso quer dizer que cada indivíduo da subcultura Gótica é livre para seguir a religião que melhor lhes forem conveniente, seja ela teísta ou mesmo não seguindo nenhuma religião.
Os tidos wannabes - Uma gíria entre pessoas da sub-cultura gótica, que em sua semântica refere-se a um determinado sujeito novo, curioso e, mais diretamente, que "quer 'ser'" parte da mesma - Geralmente seguem à risca presunçosa e equivocada em denominarem aos outros pertencentes a ela apenas como Wiccas, Pagãos ou satânicos, sendo estes, como mencionado inicialmente, livres de qualquer doutrina ou Sociedade Secreta.
Algum recurso de preâmbulo religioso é utilizado como temática, para músicas ou estética. Um crucifixo, por exemplo, pode, teatralmente, simbolizar a tortura (Crucio = tortura), pois a cruz foi cunhada em Roma, como instrumento para tal, antes mesmo do nascimento de Cristo. Simbolicamente no sentido de estética não vem totalmente ligado à música, as vestes góticas vieram de acordo com a ideologia a que ele pertence.

Diferença entre Satanismo e Goticismo

A SUBCULTURA GÓTICA NÃO TEM RELIGIÃO DEFINIDA: góticos podem ser cristãos, espíritas, budistas, satanistas... Eles têm o direito de escolher a própria religião.

O SATANISMO: É a religião inventada pelo LaVey, onde o satanista (ou satânico) não crê em deus algum, senão ele mesmo. É uma espécie de Ceticismo, onde a própria pessoa (o Self) tem o poder sobre si mesmo e o todo - sem crer em deus algum, usando o nome de Satã apenas para REPRESENTAR a condição humana.

NOTE: UM GÓTICO PODE SER SATANISTA (ASSIM COMO PODE SER CATÓLICO), MAS NEM TODO SATANISTA É GÓTICO - UM NÃO TEM NADA A VER COM O OUTRO.