quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Estilos Góticos

Tradicional Goth / Darkwaver


O estilo mais comum e difundido. Veio da década de 80, com fortes traços do visual punk (afinal o estilo gótico é uma variação originada do punk).
Costumam gostar de bandas mais tradicionais da cena, como Bauhaus, Sirters of Mercy, Clan of Xymox antigo.
Visualmente remetem ao visual post-punk, com o uso de muito preto, maquiagem e penteado espetados, influenciados por toda a leva de bandas dos anos 80. Costumam também mesclar roupas sado-masoquistas, roupas antigas (como sobretudos, capas e vestidos longos), coturnos, roupas de couro (como jaquetas) e jóias prateadas.


Death Rock 

É um termo utilizado para distinguir o estilo musical que se confunde muitas vezes com a corrente mais lata do rock gótico, muitas vezes apresentando grandes influências do punk rock.

Teve origem na costa ocidental dos Estados Unidos no final da década de 1970,mais precisamente em Los Angeles. O estilo tem sido alvo de um certo revivalismo em reação à influência cada vez maior de estilos como o techno na música gótica. Há também as influências de bandas como o The Misfits.
Bandas nessa linha costumam apresentar imagens relacionada com temas mórbidos, próprios de vários grupos musicais de Los Angeles.

Rivethead


Esse grupo é composto por fãs de música industrial.

Os rivet, em geral, tendem a rejeitar a cena gótica, não gostando muito da sua associação com a mesma. Um número considerável deles sequer gosta de darkwaver ou alguma coisa relacionada ao gótico propriamente dito.

Ouvem bandas como Wumpscunt e Skinny Puppy, que vêm da cena EBM ou grupos de metal industrial/rock industrial, como Nine Inch NailsRammstein. Há dentre eles o pessoal que curte o industrial mais cru e verdadeiro, com Terminal Choice e Throbbing Gristle.

Seu estilo visual se pauta em roupas com aspecto mais futurista, como sobretudos no estilo do filme Matrix e adereços militares/metalizados. Seus penteados tendem a refletir um estilo mais direto, reto, sem muitos detalhes. Dentro do seu visual adota vestimentas como uniformes, luvas, máscaras industriais etc.

Cybergoth

É uma subcultura com elementos derivados do cyberpunk, gótico, raver e rivethead.
Ao contrário dos góticos que são centrados na música rock, os cybergoths são centrados na música eletrônica mas também são associados a música gótica que é rock. Pode ser considerado um dos estilos mais excêntricos.
O estilo mistura roupas pretas com cores brilhantes. Néon verde, vermelho, azul, cromo ou rosa. Materiais como borracha e PVC podem ser misturadas e combinadas em um esforço para criar uma aparência mais artificial.
Maquiagem com padrões cibernéticos, placas de circuitos LED, e óculos tipo aviador, normalmente usado na testa ou ao redor do pescoço. Cabelos coloridos, às vezes com Dread Falls sintéticos, "CyberLox" (feito com um material conhecido como "Tubular Crin" e fiações elétricas) e "FoamFalls" (feitos com material EVA). Calças pretas apertadas ou estilo militar, Phat Pants com fivelas, coletes, camisas rasgadas, Corsets em látex, máscaras de gás, polainas felpudas e botas plataforma.
Geralmente as música são eletrônicas, com batidas ácidas, sintetizadores e letras agressivas. Gêneros como EBM, Synthpop, Futurepop, Industrial, Dark electro e Darkwave.
Bandas como Aesthetic Perfection, Noisuf-X, Prind of Mind e entre outros.
Kinder Goth ou Baby Goth


São pessoas, em geral adolescentes, que estão descobrindo a cena,muitos começam a descobrir o goticismo, e aderem a ele, mas nem sempre continuam nesta cena! Muitas vezes discriminados pela pressão dos pais e dos colegas, acabam sendo chamados de paga-paus e coisas do tipo,pois descobrem muitas vezes a sua personalidade ''de uma hora pra outra'' assim podendo 'assustar' seu amigos, que muitas vezes acham que isso é loucura. Muitos góticos passam por esse estágio antes de entrarem de cabeça na cena. 
Em geral começam conhecendo uma banda ou outra. Em alguns casos começam também a curtir alguma coisa da cena electro, o que tende a gerar tipos ainda mais mistos futuramente, principalmente hoje é difícil achar góticos que seguem na integra este estilo, muitos que se dizem góticos tem uma personalidade 'misturada' recebendo influencia do mundo la fora,a tendência é que o numero de góticos diminua ainda mas no futuro!Ouvem bandas com HIM e Marilyn Manson, que são bandas com uma orientação mais metal. Assim também acontece com Lacrimosa, que seria o mais próximo da cena que eles chegam nesse estágio.
As suas roupas tendem a mostrar um estilo mais voltado ao metal, que é menos extravagante e chamativo. Muitos góticos costumam se referir a essas pessoas como “wannabes”, pela sua postura e por acharem a si mesmos de góticos, mas no fundo não tem certeza do que quer realmente.


Victorian Goth

Esse tipo surgiu quando os góticos passaram a procurar referência no visual vitoriano. Inspirados em filmes e em livros de romances góticos, vestem roupas como vestidos longos e rendados, luvas, corsets, ternos, casacas, chapéus, bengalas e outros acessórios tipicamente vitorianos.

Não há um tipo de som predominante nesse tipo. Há uma preferência muito grande pelas bandas de gothic rock e darkwaver no geral.







Ubergoth


Os Uber são aqueles que produzem um visual nos mínimos detalhes. Vestem-se dos pés à cabeça, com muitos acessórios, roupas, maquiagem, tudo para mostrar que visual e estilo andam sempre de mãos dadas.

Em geral tendem a possuir o visual mais requintado e mais bem elaborado dentro da cena.






Medieval Goth

Estilo que possui um senso de história muito grande.
Roupas simples e pouca maquiagem fazem do estilo medieval uma faceta um tanto quanto “fora’ dos outros estilos. Procuram sempre por histórias do período medieval e renascentista. Em termos gerais têm por medieval algumas revisitações do estilo renascentista.
Normalmente os vestidos são estilo túnica até aos pés de manga comprida e justa ou manga muito larga.
Usam como complementos mantos e capas.











Nenhum comentário:

Postar um comentário