sexta-feira, 9 de novembro de 2012

O que é gótico?

subcultura gótica (chamada de Dark no início dos anos oitenta apenas no Brasil) é uma cultura que teve início no Reino Unido durante o final da década de 1970 e início da década de 1980, derivado também do gênero pós-punk. A subcultura gótica abrange um estilo de vida, estando ela associada diretamente a musica Darkwave/Gothic RockPós PunkEthereal Wave, a estética (visual, moda e vestuário) com maquiagem e penteados alternativos (cabelos desfiados, desarrumados e desgrenhados) e uma certa bagagem filosófica e literária. A música se volta para temas que glamorizam a decadência, o niilismo, o hedonismo e o lado sombrio. A estética sombria se traduz na combinação de vestuário, desde death rockpunkrenascentista e moda vitoriana essencialmente baseados no Preto, em algumas vezes com adições lilas, roxo, carmesim.

Goticismo não é se vestir de preto,usar crucifixo e escutar Nightwish. Goticismo não é dizer que gosta de cemitérios!

Tem muitas pessoas que diz ser gótico e não é! Vou dizer o que é um gótico.

Góticos gostam de literatura , filosofia e de discutir sobre esses assuntos, se você não curte isso então você não é gótico. Góticos vêem beleza onde pessoas comuns não vêem como em cemitérios, na morte, em coisas mórbidas e muitos destacam isso em suas roupas,mas goticismo não é roupa, goticismo é um estilo de vida, goticismo é gostar de arte e enxergar onde há arte como em teatros,poesias,músicas e filmes. É sentir emoção através das palavras. E isso nasce com você. Tem muitas pessoas que não se vestem de preto e é gótico, porque enxerga através das letras, das imagens e dos conceitos. Tem muitas pessoas que são góticas e não sabem.



Religião

subcultura Gótico/Darkwave é uma subcultura laica, ou seja, é neutra à qualquer religião. É comum pessoas de fora da subcultura pensarem que os góticos estão diretamente ligados à esoterismoanticristianismo e paganismo, sendo tal afirmação uma idéia equivocada. Isso quer dizer que cada indivíduo da subcultura Gótica é livre para seguir a religião que melhor lhes forem conveniente, seja ela teísta ou mesmo não seguindo nenhuma religião.
Os tidos wannabes - Uma gíria entre pessoas da sub-cultura gótica, que em sua semântica refere-se a um determinado sujeito novo, curioso e, mais diretamente, que "quer 'ser'" parte da mesma - Geralmente seguem à risca presunçosa e equivocada em denominarem aos outros pertencentes a ela apenas como Wiccas, Pagãos ou satânicos, sendo estes, como mencionado inicialmente, livres de qualquer doutrina ou Sociedade Secreta.
Algum recurso de preâmbulo religioso é utilizado como temática, para músicas ou estética. Um crucifixo, por exemplo, pode, teatralmente, simbolizar a tortura (Crucio = tortura), pois a cruz foi cunhada em Roma, como instrumento para tal, antes mesmo do nascimento de Cristo. Simbolicamente no sentido de estética não vem totalmente ligado à música, as vestes góticas vieram de acordo com a ideologia a que ele pertence.

Diferença entre Satanismo e Goticismo

A SUBCULTURA GÓTICA NÃO TEM RELIGIÃO DEFINIDA: góticos podem ser cristãos, espíritas, budistas, satanistas... Eles têm o direito de escolher a própria religião.

O SATANISMO: É a religião inventada pelo LaVey, onde o satanista (ou satânico) não crê em deus algum, senão ele mesmo. É uma espécie de Ceticismo, onde a própria pessoa (o Self) tem o poder sobre si mesmo e o todo - sem crer em deus algum, usando o nome de Satã apenas para REPRESENTAR a condição humana.

NOTE: UM GÓTICO PODE SER SATANISTA (ASSIM COMO PODE SER CATÓLICO), MAS NEM TODO SATANISTA É GÓTICO - UM NÃO TEM NADA A VER COM O OUTRO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário